Advogando: 1°Semestre


“É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado”.  Fonte: Guia do Estudante.

Neste primeiro semestre tive cerca de 7 matérias, sendo 2 à distância e 5 presenciais. As matérias foram: Teoria Geral do Direito Civil I, Introdução ao Estudo do Direito, Ciência Política, Filosofia e Ética, Sociologia e Antropologia do Direito I, Direito e Sociedade I (EAD) e Metodologia do Trabalho Científico (EAD). Além claro do aprimoramento de Português I e Matemática I que fui obrigada a fazer (aos sábados :/ ), pois não atingi os 600 pontos no ENEM. 

As matérias que foram à distância basicamente se complementavam, em Direito e Sociedade I todo o semestre foi baseado em um artigo de iniciação cientifica com o tema “Acesso à Justiça” e em Metodologia do Trabalho Cientifico tive contato com textos que me auxiliavam como proceder diante de trabalhos de campo, artigos de pesquisa entre outros.

Apresentação de Direito e Sociedade I ♥
A matéria de Introdução ao Estudo do Direito foi trabalhada como um alicerce é nela que aprendi tudo aquilo que me servirá de base em outras matérias, além de explicar e desvendar alguns conceitos que criamos em nossa mente antes mesmo de estudarmos Direito. Na minha faculdade tive um professor muito versátil o qual fazia o uso de debates, jurisprudências, – conjunto de decisões, interpretações da lei – e da Constituição Federal para poder nos passar o conteúdo, o qual utilizamos do conteúdo de Teoria Geral do Direito Civil I para poder ter um bom entendimento.

Em Teoria Geral do Direito Civil I, foi passado uma base de todo o curso civil, passando pela área da família, bens, entre outras, nela fiz o uso do Código Civil, junto com doutrinadores como Maria Helena Diniz.

Em Ciência Política, estudamos John Locke, Rousseau, Thomas Hobbes (Os Contratualistas), Montesquieu (O Espírito das Leis), Maquiavel (O Príncipe), Marx, entre outros autores. Esta matéria era mais teórica e demorei a me acostumar, mas agora no 2º semestre consigo ver que absorvi bem o conteúdo.

Filosofia e Ética, uma das minhas matérias preferidas, além também de ser um dos meus professores preferidos . Meu professor costumava passar trabalhos em grupo do conteúdo, além de provas em dupla \Õ/, rs, sua aula era bem animada, nós vimos desde os pré-socráticos (Que no caso não têm este nome por serem antes de Sócrates, até por que mesmo na época de Sócrates existiam filósofos pré-socráticos, rs), até o pensamento filosófico de Kant. 

Em Sociologia e Antropologia do Direito I, tivemos como meio de avaliação, além das provas, resenhas baseadas em textos trabalhos em sala, um deles foi sobre Karl Marx.

E em Português I e Matemática I, assuntos recorrentes de vestibulares, enfim não curti, rs.

Sei que o post está grande, mas calma, continua lendo, rs.

Este semestre comprei MUUUUUUITOS (Exageradaaa ♫) livros, além de ter alugado a maioria na biblioteca da minha faculdade e de minha cidade. E sim, Direito é uma ótima opção de faculdade! Se eu contar que eu queria ser Arquiteta ninguém acredita, rs.  Porém você deve gostar muito de ler, um exemplo foi que para uma prova tive que ler 3 livros + 3 textos desses livros + os slides, vish!, rs, mas valeu muito a pena. Então se você está pensando em fazer Direito, não desista! Se sua única opção é uma faculdade paga e você não tem como pagar, vale lembrar que temos o FIES e o PROUNI e talvez até a própria faculdade tenha alguma opção de bolsa. Nunca desista dos seus sonhos, por mais que pareçam ser difíceis! 

Com amor , Ana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes: Atividade Sobrenatural - A Vingança de Mary

Seriados: Sobrenatural - 1ª Temporada

Comidinhas: Muffins de Banana com Canela